Gestão de TI: como ela impacta nos resultados do seu negócio
Solutions

Você sabia que a gestão de TI impacta diretamente na operação e nos resultados do seu negócio? Pois é! Isso porque, hoje, o departamento de Tecnologia da Informação é muito mais que uma área de suporte, ela é considerada uma parte estratégica para qualquer empresa.

Se você ainda não conhece os impactos da gestão de TI no seu negócio e, por isso, ainda não investe nessa área, neste artigo nós trazemos algumas informações importantes para o melhor funcionamento da sua empresa. Confira!

O que é gestão de TI

A gestão de TI é o processo de supervisionar todos os assuntos relacionados às práticas, às políticas e aos procedimentos empregados no gerenciamento dos ativos de Tecnologia da Informação de uma empresa.

É ela que garante que todos os recursos e colaboradores estão sendo aproveitados da melhor forma possível pela organização. Sendo assim, é fundamental para qualquer empresa que queira crescer e se destacar no mercado.

Os impactos negativos da falta de gestão na área de Tecnologia da Informação de uma empresa

É função da gestão de TI assegurar que os sistemas de Tecnologia da Informação estejam sempre disponíveis e funcionando. Assim, se a gestão dessa área em sua empresa é inexistente ou não está trabalhando como deveria, o seu negócio está: 

  • perdendo competitividade

  • deixando de ter controle sobre o orçamento e os custos de TI

  • sem conhecimento das necessidades para sistemas de Tecnologia da Informação

  • sem controle sobre a segurança e a conformidade dos sistemas e também da rede

  • deixando de implementar novos softwares, hardwares e sistemas de dados

  • Sem suporte técnico adequado e, com isso, um simples problema pode paralisar todas as atividades da empresa.

3 benefícios de investir em uma gestão de TI eficiente

Quando se investe em uma gestão de TI eficiente e moderna, toda a empresa tem a ganhar. São muitos os benefícios, incluindo:

1. Redução de custo

A implementação de uma gestão de TI tem alguns custos iniciais. Porém, esses custos se diluem no longo prazo e fazem todo o investimento valer a pena.

A gestão de TI, atuando de modo preventivo, consegue identificar e solucionar problemas logo no começo, o que traz economia para a empresa.

2. Melhora nos processos da empresa

Atividades que antes consumiam muito tempo de seus funcionários podem ser facilmente realizadas com a ajuda de softwares adequados, evitando desperdício de tempo e de recursos.

Quando a gestão de TI é bem implementada, ela torna os processos mais ágeis e a rotina dos colaboradores mais agradável. E isso, consequentemente, contribui muito para o aumento da produtividade.

3. Maior segurança de dados

Como você já deve saber, um vazamento de informações pode prejudicar muito a imagem do seu negócio, além de acarretar em aplicações de altas multas e outras penalidades.

Mas com uma gestão de TI capacitada, sua empresa pode ficar tranquila, pois sempre haverá alguém zelando pela segurança de dados e informações.

Então, gostou de saber mais sobre a importância da gestão de TI para o bom funcionamento dos negócios? Porém, é bom destacar que é fundamental que a sua empresa contrate pessoal especializado para acompanhar todas as demandas do dia a dia. Uma gestão de TI eficiente só se faz com profissionais capacitados e atualizados, como os que você encontra aqui, na Solutions. Quer saber mais? Acesse o nosso site.

Comentários

Nenhum comentário encontrado
Deixe um comentário